quinta-feira, 4 de março de 2010

Suas senhas são seguras?



Uma boa parcela dos problemas relacionados à segurança no mundo virtual (e também no real) são causados por senhas fracas.

Uma senha de fácil dedução é um prato cheio para pessoas mal-intencionadas. Exemplos de senhas fáceis: 123456, senha, asdfg, data de aniversários, placa do carro, número de documentos.... e a lista não pára! Mas se dedicarmos um tempo na escolha de nossas senhas e seguir algumas regras básicas, nossa segurança estará garantida.
Confira algumas dicas conhecidas do que se deve e não se deve fazer com a senha:

  • A senha não pode constar no dicionário;

  • A senha precisa conter números e símbolos especiais;

  • A senha precisa misturar letras maiúsculas e minúsculas;

  • A senha precisa ter, no mínimo, 10 caraceteres;

  • A senha não pode ser “adivinhável” através de dados pessoais, como data de nascimento e endereço.


 Depois de criada a senha, uma dúvida pode surgir: A senha que eu criei é realmente segura? Para responder essa questão, segue uma dica: faça um teste no site  The Password Meter, um sistema que analisa sua senha e atribui um nível de segurança baseado em vários critérios.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.